domingo, 13 de março de 2011

Unbricker do Gemei A330

O Booboo publicou em seu site o unbricker para o Gemei A330.


Eu não tenho sido capaz de fazê-lo funcionar. Eu consegui brickar dois GA330 que a ChinaChip gentilmente me cedeu, mas não fui capaz de restaurar o firmware. Não que eu me importo muito, de qualquer maneira eu realmente não preciso do firmware nativo para portar o kernel do Linux.

Note-se que o modo de inicialização USB não é utilizado em nenhuma das máquinas baseadas no CC1800 que eu saiba, devido a um problema de ROM, então na verdade você estará usando cartão SD de inicialização para executar um código de inicialização USB fixo.

Para preparar o boot pelo cartão SD no Windows utilize o utilitário ChinaChipSDBurnTools.exe. O primeiro argumento é a letra da unidade, o segundo argumento é o arquivo rom.bin. 

Exemplo:

ChinaChipSDBurnTools.exe I: rom.bin

Isso só vai gravar o arquivo rom.bin aos sectores 17/02 no cartão SD, por isso vai provavelmente destruir o conteúdo do cartão. No linux você pode usar o comando dd. Assumindo que a movimentação de cartão SD / dev / SDI, então:

dd if = rom.bin of = / dev / bs = 512 sdi seek = 2

Você pode realmente fazer um cartão SD de boot que é também útil para o armazenamento: basta fazer com que a partição (e possivelmente único) começar em algum lugar além do setor 17. Como fazer isso está além do escopo deste post.

Insira o cartão e ligue o cabo USB enquanto você pressiona para baixo. O GA330 deve entrar em modo de boot pelo USB.

A partir daí, você precisará usar o Burning_tool (CC1800 v1.14) _W35.exe. O primeiro botão grande irá instalar o driver USB (pelo menos ele vai copiar os arquivos em C: \ Windows \ System32 \ ChinaChipUSB, talvez seja necessário para apontar para o diretório do Windows quando um novo hardware é encontrado). 

O segundo grande botão inicia o processo de gravação, que você só pode fazer depois de selecionar o IPL, DL e arquivos de firmware hxf.

Se você conseguir “desbricar” seu GA330 com esta ferramenta, por favor informe nos comentários.


1 comentários:

Luiz Filipe disse...

Consegui usar a ferramenta com sucesso, valeu

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons