sábado, 12 de fevereiro de 2011

Novidades sobre o Dingux no Gemei A330

O booboo finalmente apareceu e fez essa atualização em seu site:

Faz muito tempo desde o último post. Primeiro demorei um pouco por que queria escrever algo realmente importante e, em seguida, demorou um pouco mais, e bem, aqui estamos nós.

Depois de voltar da China, eu tinha uma lista de tarefas que acordei com a gestão ChinaChip e engenheiros para conseguir rodar o Dingux no Gemei A330 a curto prazo. Havia também a possibilidade de se patrocinar o desenvolvimento. Para fazer uma longa história, eu estava disposto a trabalhar no meu tempo livre ou e ser contratado em tempo integral, e eu estava esperando algo entre: Estou muito caro para trabalhar em tempo integral (provavelmente cedo demais para isso) e, enquanto eu ficaria feliz em trabalhar no meu tempo livre, que, obviamente, sem nenhum compromisso com qualquer horário ou mesmo até a conclusão.

Desde então, tem havido algum tipo de rearranjo de prioridade na ChinaChip e "Dingux no Gemei A330"  o projeto foi colocado em espera. Isso significa que os engenheiros que fazem a sua parte (principalmente adaptar o firmware para permitir a instalação Dingux estável na memória interna) não estão disponíveis neste momento. E a entrega da informação necessária para conseguir uma port do kernel para o funcionamento no chip CC1800 foi ...
bem ... lento. Eu consegui a parte mais importante a algumas semanas atrás. E não é remunerada. Então eu vou fazer o meu melhor mas, novamente, não prenda sua respiração, uma vez que a partir de agora o meu trabalho e minha família vão permitir que tenha apenas uma quantidade muito limitada de tempo livre.

O manual do programação parcial do CC1800 que eu tenho é de 38 páginas. E consiste em um par de parágrafos que descrevem cada periférico e tabelas de registros. Apenas os nomes dos ficheiros e os campos de bits. Tudo em chinês. O manual da Texas Instruments OMAP3503 é de 3.000 páginas. Vai entender.

Não que eu esteja reclamando, pois eu realmente acredito que o que eles tem com as pessoas que realmente projetou o CC1800. O “podre” está no BSP, que é o código, o que significa que se algo não for feito corretamente ou simplesmente quebrar, você não pode corrigi-lo, se não tem um manual de referência do programador.

Eu queria terminar este post com alguns detalhes da tecnologia sobre o processo de boot do Gemei A330 e mapa de memória, mas eu tenho que sair agora, então ele vai no próximo post.

Texto original aqui.

4 comentários:

Bruno disse...

E saiu o dingux pro gemei ??? abração!

Emerson C. M. disse...

E ai temos novidades sobre o dingux?

£30n4rd0 disse...

Olá, Bruno e Emerson, estou a muito tempo sem pesquisar sobre esse assunto, mais creio que não tenha saído o dingux para esse sistema, obrigado pelo interesse, estou na correria mesmo, tanto que o blog está completamente desatualizado, irei tentar retoma-lo, abraço e mais uma vez obrigado.

Anônimo disse...

Dois anos depois, sabe se o projeto foi abandonado, ou se alguém levou adiante? O A330 tem um ótimo form factor para um portátil para retrogaming. Seria muito bom se ele tivesse um bom suporte, ou se saisse algum sucessor com o mesmo form factor, mas com tecnologia atual (um android com tela de 3", sem firulas [câmera, etc. focado em retrogaming e só]) é meu sonho!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons