terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Usuário do fórum da DingooBR entrevista booboo

O leitor Horácio Dias, mais conhecido pelo nick de Nenoboy no fórum oficial da Dingoo Brasil, fez uma pequena entrevista com o booboo, um dos maiores mitos da comunidade dingueira internacional.



Para quem não sabe o booboo, cujo nome verdadeiro é Ignácio Garcia e é um engenheiro espanhol de hardware e de software, foi quem criou, em 2009, o port de Linux para o Dingoo A320. Tal sistema foi batizado como… Dingux.

Nesta pequena entrevista, feita pelo nosso camarada-leitor há cerca de 1 semana atrás via e-mail, ele responde perguntas em relação ao andamento do projeto do port do Dingux ao GA330, sobre as dificuldades do projeto, quanto tempo mais iremos esperar para ver o Dingux rodando no Gemei A330 e sobre o suposto SDK do Gemei A330 que circula por aí atualmente.
Bem, aqui vai, traduzida, a entrevista que o Horácio teve com o booboo:

Horácio Dias: Olá! Eu sou o “Nenoboy”, que posta em seu blog (Meu nome real é Horácio Dias, sou do Brasil). Desculpe-me por te pertubar em relação a pergunta que irei fazer, mas é que tal pergunta é sempre feita e refeita pelas pessoas que conhecem o Gemei A330. Bem, a minha pergunta é a seguinte: como está o processo de desenvolvimento do Dingux (ou Gemux) para o GA330? Eu gostaria também de algumas respostas referentes à possíveis dificuldades do progresso geral do projeto e se você tem algum prazo estimado de quando irá lançar o sistema ao GA330.
Booboo: Oi Horácio, vou tentar ser o mais específico possível. A boa parte é que eu tenho todas as informações necessárias (embora as mesmas sejam uma porcaria). As partes ruíns são as seguintes:
1 – Eu terei de escrever TODOS os drivers para o GA330
2 – Estou sozinho nessa. Há dezenas de hackers de kernel melhores por aí, mas eles não podem fazer muito sem as informações necessárias, e as mesmas são informações confidenciais. Não é possível divulgar elas. Elas poderiam ser viáveis para algum programador que aceitasse assinar um acordo de não divulgação (NDA).
3 – Eu tenho muito pouco tempo livre para poder-se dedicar melhor a ele.
Assim, do jeito que estão as coisas no momento, eu não sei, sinceramente, quando ele vai ficar pronto e nem sei se o mesmo iria ficar bom por completo. Por outro lado, se a China Chip fizesse-me uma proposta firme e me contratasse em tempo intregral eu te diria que poderíamos ter uma versão premilinar num prazo de até um mês e uma versão final pronta ao usuário também em um prazo de um outro mês. Mas como eu disse, é improvável que isso vá acontecer no momento.
Horácio Dias: Muito obrigado pelo seu trabalho e pelo comprometimento no projeto. Se você precisar de alguma ajuda pode contar comigo.
Booboo: Muito obrigado pela sua oferta. O problema é que ninguém pode ser de alguma ajuda, já que ninguém tem acesso às informações do CC1800, e eu não posso divulgá-las. Eu irei falar novamente com a CC sobre isso para, de alguma forma, tentar mudar a opinião deles em relação a isso. Mas te digo que a chance de isso ocorrer seja improvável.
Horácio Dias: Eu gostaria de perguntar se você tem conhecimento sobre o lançamento de um SDK que fizeram para o GA330, cujo o qual é essencial para a evolução do mesmo?
Booboo: Não que eu saiba. Este tema nunca surgiu e/ou foi discutido nas conversas que tive com a CC. Terei de perguntar a eles.
Agradeço, desde já, pela cooperação do Horácio, que no qual me autorizou a publicar esta entrevista aqui no site e traduzi-lá da melhor maneira possível. Obrigado pelo empenho nas perguntas e pela cooperação em me permitir publicar esta entrevista por aqui, camarada Horácio. =)

Agradeço ao Pedro A.P. Junior, do dingoobr a me autorizar a replicar o seu post aqui no Gemei BR

1 comentários:

Anônimo disse...

VALEU BOOBOO! o DINGUX é a retroevolução em ação! além de poder jogar Penguim adventure do MSX, consigo compor minhas músicas nele! muito obrigado!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons